Não é segredo que a principal fonte de renda do Google é o seu sistema de anúncios: links patrocinados, banners em páginas de sites e vídeos monetizados do YouTube, entre outras peças publicitárias, têm sustentado a empresa há anos.

Portanto, talvez não seja de se surpreender que o Google decidiu colocar anúncios até mesmo no Google Home, seu assistente doméstico ativado por comandos de voz. Usuários perceberam que o dispositivo começou a fazer propaganda do filme “A Bela e a Fera” desde a semana passada.

Para quem não sabe, o Google Home é um dispositivo que se conecta ao seu celular e, além de fazer buscas na internet por comandos de voz e falar os resultados em voz alta, também te ajuda com tarefas diárias, decorando sua agenda, acessando seus e-mails e lendo suas mensagens.

É possível usar o Home também para controlar outros dispositivos conectados numa casa, como janelas, lâmpadas etc. Por enquanto, o aparelho não é vendido no Brasil, mas, nos Estados Unidos, a nova propaganda foi reportada por diversos usuários no Twitter e também na imprensa.

Segundo o site Engadget, o anúncio aparece quando o usuário pede ao Home que relembre quais são as atividades agendadas para o dia. Após listar todos os seus compromissos, o assistente diz: “A propósito, a versão com atores de ‘A Bela e a Fera’, da Disney, está nos cinemas”, seguido por uma curta sinopse.

O anúncio não parece ser direcionado, já que tem surgido até mesmo para pessoas que nunca pesquisaram ou demonstraram interesse pelo filme. Em nota, o Google disse que “isso não é uma propaganda”, mas uma ação feita com “parceiros e convidados” que querem “compartilhar suas histórias”.

Em outras palavras, uma ação publicitária, por mais que o Google não queira chamá-la assim. O comunicado dá a entender que este é apenas o primeiro de muitos que virão, desde que os “parceiros” da empresa estejam dispostos a pagar o bastante para promover seus produtos e serviços no assistente.