Assim como a Apple, Samsung pensa em substituir entrada de fones de ouvido

Redação13/09/2016 17h45, atualizada em 13/09/2016 18h09

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A decisão de unificar a entrada de fone de ouvido na saída de Lightning do iPhone 7 foi bastante contestada pela crítica e pelos consumidores em geral. Mesmo assim, a Samsung pode usar da mesma tática da concorrente norte-americana e lançar seus próximos aparelhos sem a famosa entrada P2.

De acordo com o portal Geek, a fabricante da linha Galaxy pensa em substituir a entrada de 3,5 mm por uma nova porta exclusiva, assim como a Lightning, para seus aparelhos.

Para quem pretende comprar um novo smartphone e teme que os fones tradicionais fiquem obsoletos com telefones incompatíveis com os componentes, a boa notícia é que essa mudança radical ainda está bem longe de acontecer. A ideia ainda não foi aceita oficialmente pela empresa, mas está em fase de consideração e pesquisa.

O que precisa ser considerado

A empresa sul-coreana tem uma série de questionamentos para fazer antes de adotar a tecnologia. O principal deles gira em torno da possibilidade da nova entrada fazer parte de outros smartphones que usam Android. Será que LG, Sony e outras concorrentes fariam uso da mesma tecnologia?

Outro ponto que merece atenção é em relação a produção de adaptadores para os fones de ouvido tradicionais se tornarem compatíveis com os novos smartphones. Se fossem disponibilizados como itens de série, como no iPhone 7, esses acessórios poderiam aumentar o preço dos aparelhos no mercado.

Estratégia contra a Apple

Inicialmente, a ideia de “copiar” a tática da Apple não parece ser assim tão ameaçadora para a empresa norte-americana. Contudo, ao considerar que a nova entrada poderá ser adotada pelos dispositivos Android mais modernos, a coisa muda um pouco de figura.

Isso forçaria as fabricantes de fones de ouvido a produzirem produtos mais modernos para esses dispositivos Android que dominam o mercado em muitos locais do planeta. A prática acabaria deixando a Apple “de lado”, principalmente em países em que a empresa não possui grande representatividade em vendas, como no Brasil.

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Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital