A revista FastCompany listou nesta semana as 50 empresas mais inovadoras de 2016. Entre as listadas há companhias que trabalham com medicina, finanças, comunicação e, é claro, tecnologia. Listamos as 10 empresas mais inovadoras do ranking. Saiba por que elas se destacam, de acordo com a publicação:
10. Taco Bell
A rede de fast food aparece na lista por conta de seus esforços para unir tecnologia e alimentação. Seu aplicativo móvel já foi baixado mais de 4,9 milhões de vezes. A empresa tem investido em quiosques touchscreen para que os clientes façam seus próprios pedidos e fechou uma parceria com uma empresa de entregas. A previsão é de expandir o negócio em outros países, passando de 280 para 1.000 lojas internacionais.
9. Black Lives Matter
O movimento Black Lives Matter entra na lista pela maneira como conseguiu usar a internet e as redes sociais para organizar os ativistas em mais de 30 países. Descentralizado, ele tem ajudado a fazer com que a desigualdade racial, a violência policial e outros temas sejam discutidos globalmente.
8. Alphabet
A Alphabet é a empresa-mãe do Google e possui empresas que atuam em diferentes setores, com ideias bastante futuristas em áreas como a medicina, os transportes, a tecnologia e o desenvolvimento urbano. Resta saber se as ideias sairão do papel.
7. Apple
Não é pelo lançamento de dispositivos inovadores que a Apple entra nessa lista. De acordo com a FastCompany, fatores como a expansão para o mercado chinês – o segundo mais importante do mundo -, a diversificação em seus investimentos – como a entrada no setor de streaming com o Apple Music e na área de cuidados médicos – e a preocupação com o meio ambiente, tudo isso sem reduzir os lucros, fazem com que ela apareça na lista.
6. Amazon
A Amazon é a maior varejista online dos Estados Unidos, mas a empresa também é grande em outro setor: o de computação em nuvem. A companhia também vende conteúdo digital, como filmes, músicas, livros e aplicativos, além de contar com seu próprio serviço de streaming de vídeo e produzir dispositivos que vão dos smartphones aos drones. Tanta diversidade resulta em bons ganhos – e boas inovações – para a empresa.
5. Netflix
O serviço de streaming de vídeo, apontado como um dos assassinos da TV, tem investido fortemente na produção de conteúdo original, atraindo cada vez mais assinantes. A expansão da Netflix também chama atenção: são mais de 75 milhões de assinantes em 190 países. Com isso, a empresa aumentou seus lucros em 500% nos últimos 5 anos.
4. Uber
A Uber tem simplificado o serviço de transportes no mundo todo, o que não veio sem esforço: até hoje existe um embate entre taxistas e profissionais que usam o aplicativo para trabalhar. A empresa é famosa por oferecer preços mais baixos do que os praticados e fechar uma série de parcerias com outras companhias, trazendo serviços incomuns, como a entrega de animais de estimação para a adoção. Recentemente, a Uber lançou seu próprio serviço de transporte aéreo, o UberCopter. Veja o que achamos dele aqui.
3. CVS Health
A empresa de cuidados de saúde e produtos farmacêuticos entrou no ranking graças ao seu próprio laboratório de inovações, que tem como objetivo a criação de dispositivos e aplicativos que melhorem a saúde dos usuários e consumidores.
O consumidor pode comprar vacinas, exames e até digitalizar receitas para adquirir produtos. Em breve a CVS lançará um sistema de inteligência artificial que usa o IBM Watson para prever quais clientes precisam de ajuda para evitar crises agudas de determinadas doenças.
2. Facebook
A rede social mais utilizada do mundo se tornou nos últimos anos uma das grandes potências da internet. Liderada por Mark Zuckerberg, a plataforma cresceu e conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por dia. Outros produtos da companhia – como o WhatsApp e o Facebook Messenger – também crescem a uma velocidade impressionante, gerando cada vez mais ganhos em publicidade. A próxima aposta da empresa é a realidade virtual, com os Oculus Rift. O sucesso do produto pode dizer se o Facebook continuará dominando o mundo nos próximos anos.
1. Buzzfeed
Fundado em 2006 pelo empresário Jonah Peretti, o Buzzfeed já possui edições locais em 11 países e já levantou um capital de US$ 300 milhões desde o início do ano. Grande parte dos avanços da companhia acontecem pelo bom uso das mídias sociais, que atualmente são responsáveis por 75% da audiência total. No ano passado, a empresa lançou uma versão especial para o Snapchat. Lá, a edição é assistida por 21% dos espectadores do Discover.
Para acessar a lista completa clique aqui.