Às vésperas do lançamento de “Star Wars – O Despertar da Força”, sétimo filme da franquia de aventura que estreia em 17 de dezembro no Brasil, o Google quer que você escolha um lado da força. E que, ainda por cima, deixe claro se você é um Jedi ou Sith no tema de seus aplicativos.
Em parceria com a Disney e a LucasFilm, o Google lançou esta semana sua própria campanha de divulgação do novo filme. Usuários com conta no Gmail podem fazer login neste site e posicionar-se ao lado luminoso da Força, representado pela protagonista Rey; ou ao lado sombrio, representado pelo vilão Kylo Ren.
Desse modo, a foto do perfil do usuário no Google ganha um filtro vermelho ou azul, dependendo de sua escolha, assim como seus apps ganham temas especiais tanto em dispositivos móveis quanto em plataformas desktop. O Gmail, por exemplo, ganha como plano de fundo imagens da Nova Ordem, o império Sith que representa o lado sombrio; ou do planeta natal de Rey, Jakku, caso escolha o lado luminoso.
Além disso, as navegações do Google Maps também são incorporadas à campanha. Se o usuário optar pelo caminho dos Jedi, verá uma X-Wing, a nave dos rebeldes, representando seu ponto no mapa. Mas se a sua escolha for por juntar-se a Kylo Ren no lado sombrio, o usuário verá a si mesmo como uma nave de caça imperial TIE Fighter.
Outras novidades devem chegar aos aplicativos de busca, Calendário, Chrome, YouTube, Inbox, Waze e Android Wear até a estreia do filme. O Google Tradutor, por exemplo, receberá a opção de traduzir idiomas intergalácticos e o visor de realidade virtual caseiro Google Cardboard também levará o usuário a uma viagem tridimensional pela nave de Han Solo, a mítica Millennium Falcon.