De acordo com um artigo no The Wall Street Journal, a Apple planeja lançar alguns dos filmes que está produzindo para seu serviço de streaming de vídeo, o Apple TV+, nos cinemas antes que estejam disponíveis para os assinantes.

A estratégia tem múltiplos objetivos. Um deles é se beneficiar do ‘prestígio‘ de um lançamento ‘tradicional’ em uma grande rede de cinemas, já que tradicionalmente produções que vão ‘direto para o vídeo’ (ou para o streaming) são vistas como de menor qualidade. O outro é atrair grandes diretores e produtores. Por fim, um lançamento nacional nos cinemas permitiria que os filmes produzidos pela empresa concorram ao Oscar.

Isso significa que os assinantes do Apple TV+ teriam de esperar um pouco para ver filmes que, em teoria, foram feitos para eles. A maioria das grandes redes de cinema nos EUA exige uma exclusividade de três meses para um filme antes que ele migre para outros formatos, como DVD, Blu-Ray ou Streaming.

A estratégia é similar à da Amazon, que em 2016 concordou com a janela de três meses para distribuição do filme Manchester by the Sea, que foi nomeado em seis categorias do Oscar e venceu duas (Melhor Roteiro Original e Melhor Ator).

Em contraste, a Netflix insiste em distribuição simultânea (nos cinemas e no streaming) de seus filmes, o que a coloca em conflito com a indústria cinematográfica. No início deste ano a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA chegou a cogitar alterações nos critérios para que um filme concorra ao Oscar, que na prática poderiam banir os filmes da Netflix da competição.

Fonte: The Wall Street Journal