Pouco tempo depois de abrir caminho para a entrada de aplicativos que removem publicidade no iOS, a Apple se viu obrigada a bloquear alguns deles por temer que fossem usados para obter informações privadas dos usuários.
Em comunicado repercutido pela Reuters, uma porta-voz da empresa contou ter havido a remoção de “alguns aplicativos” que instalam certificados que permitem o monitoramento de dados da rede. Essas informações poderiam ser usadas para comprometer soluções de segurança SSL/TLS, segundo a Apple.
“Estamos trabalhando de perto com esses desenvolvedores para colocar seus aplicativos de volta na App Store rapidamente”, afirma a companhia.
Um dos excluídos é o Been Choice, serviço que chamou bastante atenção nos últimos dias por ser capaz de bloquear publicidades até mesmo dentro de aplicativos da Apple, como o News. Ele também atingia Facebook, Google, Yahoo e Pinterest – opções que deixarão de estar disponíveis quando o app for relançado.
@reneritchie We will remove ad blocking for FB, Google, Yahoo, Yahoo Fin., and Pinterest and resubmit tomorrow, to comply.
— Been® Choice (@beenchoice) 9 outubro 2015
@phillipzakas We will continue to block the majority of ads in apps, as well as Safari. And also continue to offer users a real choice.
— Been® Choice (@beenchoice) 9 outubro 2015