Os aplicativos do iPhone e dos Macs vão ser mais parecidos a partir do ano que vem. Segundo a Bloomberg, a Apple vai permitir que desenvolvedores criem um único app que rode tanto no iOS quanto no macOS.
A ideia da Apple é que desenvolvedores tenham liberdade para criar apps que usem diferentes métodos de entrada: pode ser tanto a tela sensível ao toque de um iPhone ou iPad, quanto oa combinação teclado e mouse no desktop ou notebook. O usuário ganharia a flexibilidade de escolher onde usar o app de acordo com as suas necessidades.
Caso desenvolvedores adotem a novidade, ela poderia dar uma boa impulsionada na quantidade de apps disponíveis principalmente no Mac, que não possui tanta diversidade de apps quanto o iPhone.
A expectativa é que a Apple anuncie o novo programa durante a WWDC 2018, que deve ocorrer em junho, e que a novidade já apareça no iOS 12 e no macOS 10.14, que são esperados para o ano que vem. Porém, a Bloomberg lembra que nada está definido e o projeto ainda pode ser adiado.
Com a iniciativa, a Apple seguiria os passos das duas grandes concorrentes no mundo dos sistemas operacionais: a Microsoft aposta há anos nos apps universais para Windows 10, e o Google adicionou suporte à Play Store nos Chromebooks com Chrome OS.