Na terça-feira, 28, o Escritório de Patentes e Marcas Comerciais dos Estados Unidos documentou uma patente, assinada pela Apple, por uma “capa dobrável e uma tela para um dispositivo eletrônico”. Como o documento só fala sobre tela, não há como saber como ele seria usado, então não se sabe se estamos falando de um possível iPhone ou iPad. A patente mostra displays em diversas formas, algumas com múltiplas dobras.
A companhia solicitou esta patente, identificada pelo site Patently Apple, em 12 de janeiro de 2018, mas esta não é a primeira vez que a companhia envia documentos para um dispositivo eletrônico dobrável. Em fevereiro, ela atualizou uma patente para um telefone dobrável, que foi originalmente apresentado em 2011.
Essa atualização surgiu na mesma época em que a Samsung revelou pela primeira vez o Galaxy Fold — originalmente planejado para ser vendido no dia 26 de abril; seu prazo foi postergado depois que unidades teste apresentaram problemas consideráveis na tela.
Como estamos falando de patentes, é sempre bom ter um pé atrás. Esse tipo de registro normalmente serve para que a empresa proteja propriedades intelectuais e aponta que, sim, a Apple está de olho na tecnologia de telas dobráveis, mas não necessariamente tem a intenção de lançar um produto do tipo. Assim, é possível que nunca vejamos um iPhone dobrável, especialmente se os esforços das empresas que estão lançando seus produtos com tela dobrável agora, como Samsung e Huawei, derem errado.