A Apple anunciou hoje durante a WWDC – seu evento anual para desenvolvedores – uma reformulação completa da App Store, sua loja de aplicativos. Segundo a empresa, o objetivo da mudança é tornar mais simples e fácil o processo de descobrir novos aplicativos na loja.

Quando o usuários abrir a loja, chegará a uma nova aba inicial chamada Today. Essa é uma aba na qual a Apple poderá destacar aplicativos recém-lançados ou que estejam gerando muito interesse. Além dos aplicativos em si, artigos, vídeos e trailers dos programas também serão mostrados nessa aba. 

Reprodução

Além dela, os aplicativos da loja serão organizados em duas grandes categorias, presentes nas abas Games e Apps. Como os nomes indicam, uma delas é dedicada a jogos, e a outra a aplicativos tradicionais. A primeira mostrará trailers, vídeos de gameplay e, obviamente, links para download dos jogos. Além dos jogos, compras dentro dos games (como novos personagens e fases) poderão ser destacados na aba Games também.

Reprodução

Por sua vez, a aba Apps é dedicada a aplicativos não-lúdicos, como redes sociais, câmeras e apps de mensagem. Além dos aplicativos, ela também poderá destacar artigos e vídeos que mostram como usar todos os recursos dos apps disponíveis. 

Não para de crescer

Essa dedicação da Apple à sua loja faz sentido. Ela recentemente completou nove anos de idade sem nunca ter tido uma reformulação completa. O anúncio foi feito por Phil Schiller, o vice-presidente de marketing global da empresa, que anunciou também que a loja havia batido recentemente a meta de 70 bilhões de dólares pagos a desenvolvedores de sua plataforma – 30% desse valor apenas no último ano.

Schiller disse também que a empresa tem se empenhado em encurtar o tempo de aprovação de aplicativos na loja da empresa. De acordo com Schiller, a empresa agora aprova a maioria dos apps em até 24 horas. Fora isso, o executivo anunciou também que a App Store recebe semanalmente 500 milhões de visitantes, e que mais de 180 bilhões de apps já foram baixados até hoje.