A Apple anunciou nesta segunda-feira, 25, a chegada de um cartão de crédito próprio. O serviço inédito na história da empresa promete uma experiência simplificada de cadastro, oferecendo um cartão digital, mas também contará com um cartão físico.

Não chega a ser muito diferente do que o Nubank, por exemplo, oferece. Entre as funcionalidades do cartão estão a capacidade de acompanhar compras e verificar a fatura por meio do próprio aplicativo, além do acompanhamento da data de vencimento da fatura.

A grande vantagem apresentada pela Apple é o fato de que o cadastro pode ser feito diretamente pelo aplicativo Apple Wallet. Após a aprovação, o cartão digital está disponível para uso em alguns minutos direto pelo app, o que permite seu uso imediato sem precisar esperar pela produção e entrega do cartão.

Outro ponto importante do Apple Card é o fato de que ele não tem tarifas, o que vai contra o que se espera da Apple, que tem a fama de cobrar caro por tudo. A empresa anuncia que não há qualquer tipo de anuidade pelo cartão, nem cobranças extras pelo uso internacional do cartão ou por usar o crédito além do seu limite. A empresa também promete uma taxa de juros abaixo da média do mercado.

Entre as funcionalidades tecnológicas do serviço estão a capacidade de usar o aprendizado de máquina e o Apple Maps para etiquetar e organizar melhor os seus gastos. Por exemplo: se você fizer uma compra numa livraria com o cartão, o Apple Maps vai reconhecer onde você está e poderá categorizar a compra automaticamente.

Para tirar esse plano do papel, a Apple se associou a outras duas gigantes do mundo das finanças. A empresa fechou parceria com a Goldman Sachs para emissão do cartão, e a bandeira será Mastercard.

Por enquanto, a Apple confirmou o lançamento de seu cartão de crédito apenas nos Estados Unidos, o que acontecerá a partir do terceiro trimestre deste ano. Não há previsão de expansão para outras regiões até o momento.