Apple investiga denúncia de trabalho infantil ilegal em fábrica de Apple Watch

Redação29/10/2018 14h57, atualizada em 29/10/2018 15h30

20161109140803

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma organização em defesa dos direitos humanos chamada Sacom divulgou nesta semana relatos de possíveis violações de direitos trabalhistas em uma das fábricas terceirizadas da Apple. A empresa admitiu nesta segunda-feira, 29, que está investigando o caso.

O relatório divulgado pela Sacom inclui depoimentos de estudantes entre 16 e 18 anos oficialmente empregados como estagiários na Quanta Computer, uma fábrica em Taiwan responsável pela fabricação do Apple Watch, o relógio inteligente da marca.

A Sacom diz que entrevistou 28 jovens que ainda estão no ensino médio, e a maioria deles admitiu que, apesar de estarem registrados como estagiários, chegam a trabalhar em turnos que duram quase 12 horas por dia, muitas vezes durante a madrugada e com direito a apenas uma folga por semana.

Nestas jornadas, os jovens faziam o trabalho manual de montar os componentes de cada unidade do Apple Watch, muitas vezes sofrendo pressão de superiores, pais e até professores para que trabalhassem além do horário permitido por lei. O caso teria ocorrido em uma unidade da Quanta Computer em Chongqing, na China.

A Apple tem regras rígidas de trabalho para as suas fornecedoras ao redor do mundo. Empresas podem perder contratos com a gigante norte-americana se forem pegas desrespeitando estas regras. A Apple também faz auditorias frequentes em suas fornecedoras em busca de violações semelhantes.

Não seria a primeira vez que uma fábrica terceirizada de produtos da Apple é flagrada cometendo esse tipo de abuso. Em comunicado ao Financial Times, a Apple disse que está “urgentemente investigando” a denúncia. “Temos tolerância zero com o descumprimento de nossos padrões e garantimos uma ação rápida e correção adequada ao descobrirmos violações.”

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital