As ações de privacidade da dona da maçã estão se estendendo para uma área não tão comentada: o rastreamento de anúncios da web. John Wilander, um dos engenheiros por traz da novidade, descreveu o novo sistema batizado de Privacy Stabiling Ad Click Attribution. Ele ajudaria os profissionais de marketing a acompanhar o sucesso dos anúncios sem rastrear usuários individualmente.

Os sites de hospedagem armazenariam cliques de anúncios genéricos, enquanto os dos anunciantes combinariam o número de conversões (pessoas que fazem transações), mas com um atraso de 24 a 48 horas — para impedir que o cruzamento desses dados possibilite a identificação de um perfil específico. Seu navegador enviaria os dados atribuídos de cliques no anúncio para essas combinações — mas apenas em uma sessão especial de navegação privada e opcional, que impede o acompanhamento de vários sites.

O recurso será ativado por padrão no Safari em uma versão futura, em 2019, mas já está disponível em uma versão de pré-lançamento. A Apple espera transformá-lo em um verdadeiro padrão da Web e apresentou uma proposta através do Grupo de Comunidade de Incubadoras de Plataforma Web da World Wide Web Consortium.

Contudo, os anunciantes não estão 100% satisfeitos com a tecnologia. Embora ela permita que vejamos como os anúncios se traduzem em mais negócios, ainda impede o rastreamento dos hábitos dos usuários em tempo real. Ou seja, a dificuldade de determinar quando e onde exibir anúncios ainda estará presente. A Apple, no entanto, aposta que este é um trade-off aceitável. A privacidade adicional pode impedir que as pessoas recorram a medidas mais drásticas para proteger sua privacidade, como desabilitar cookies e usar bloqueadores de anúncios.

 

Via: Engadget