A Apple está prestes a anunciar a compra do Shazam, empresa responsável pelo popular aplicativo homônimo de reconhecimento de músicas, segundo informações do site TechCrunch. A aquisição deve envolver a quantia de US$ 400 milhões.
Segundo a publicação, o anúncio está prestes a se tornar público, o que deve acontecer na próxima semana, de acordo com fontes anônimas familiares com o negócio. O valor é um desconto considerável em comparação com a última rodada de investimentos, que estimara o valor do Shazam em US$ 1 bilhão.
O Shazam é um aplicativo que se tornou junto com a primeira onda da popularização dos smartphones. Na época, o app era único em sua capacidade de reconhecer uma música a partir do microfone do celular. Nos últimos tempos, no entanto, cada vez mais aplicativos fazem isso; para piorar, as versões mais recentes do Android e do iOS possuem esse recurso nativamente, dispensando a instalação de que qualquer app.
A empresa tentou se adaptar, expandindo suas capacidades de análise de som para reconhecer filmes, séries de TV e comerciais, mas o Shazam perdeu relevância, abrindo espaço para uma aquisição barata por parte da Apple, que, segundo a publicação, ainda vê força na marca para justificar a aquisição. É provável que os recursos do aplicativo sejam integrados ao sistema de alguma forma.
O que não se sabe ainda é qual será o destino dos acordos mantidos pelo Shazam com outras empresas. O aplicativo tem uma parceria com o Spotify, que é concorrente do Apple Music, e também está integrado ao Snapchat, mas a Apple pode decidir que esses acordos não valem mais a pena.
O site também nota que a Apple não foi a única empresa a abrir uma negociação com o Shazam. A Snap, empresa que desenvolve o Snapchat, também teria tentado um acordo, mas a oferta da Apple teria sido mais vantajosa.