Usuários de Mac começaram a enfrentar um problema a partir da noite da última quarta-feira, 13. Um certificado de segurança adotado pela Apple expirou e, como não havia um substituto, vários aplicativos simplesmente deixaram de funcionar.
Uh, Apple, why are a bunch of my Mac App Store apps suddenly “damaged”?! pic.twitter.com/Afby6j5VtS
— Graham (@greyham) 12 novembro 2015
A Apple aplica esses certificados à sua loja para garantir que os usuários só rodem apps propriamente pagos, além de assegurar que nenhum malware consiga acessar o computador usando credenciais da empresa. Sem certificado, produtos baixados da App Store não operam.
Depois de começarem os relatos de falha, a Apple disponibilizou um novo certificado, com validade até abril de 2035. Mas, segundo o The Guardian, isso não resolveu a questão de imediato, porque quem estivesse impossibilitado de se conectar à internet não conseguia verificação junto ao novo certificado.
Quem não conseguisse se logar na iCloud (por ter esquecido a senha, por exemplo) também ficou com os aplicativos inutilizados – teve quem precisasse deletar tudo e reinstalar depois.