Apple esquece de atualizar certificado e ‘quebra’ apps comprados pelos usuários

Redação13/11/2015 11h38

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Usuários de Mac começaram a enfrentar um problema a partir da noite da última quarta-feira, 13. Um certificado de segurança adotado pela Apple expirou e, como não havia um substituto, vários aplicativos simplesmente deixaram de funcionar.

A Apple aplica esses certificados à sua loja para garantir que os usuários só rodem apps propriamente pagos, além de assegurar que nenhum malware consiga acessar o computador usando credenciais da empresa. Sem certificado, produtos baixados da App Store não operam.

Depois de começarem os relatos de falha, a Apple disponibilizou um novo certificado, com validade até abril de 2035. Mas, segundo o The Guardian, isso não resolveu a questão de imediato, porque quem estivesse impossibilitado de se conectar à internet não conseguia verificação junto ao novo certificado.

Quem não conseguisse se logar na iCloud (por ter esquecido a senha, por exemplo) também ficou com os aplicativos inutilizados – teve quem precisasse deletar tudo e reinstalar depois.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital