Apple envia engenheiros para casa de cliente após iTunes apagar suas músicas

Redação18/05/2016 15h59, atualizada em 18/05/2016 16h09

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Em geral, consumidores que tem problemas com a tecnologia, principalmente aqueles que envolvem softwares e programas, passam horas em fóruns das empresas sem conseguir nenhuma solução. Esse parecia ser o caso de James Pinkstone, um usuário da Apple que relatou problemas no iTunes – o programa apagou 122 GB de músicas da biblioteca após ele se inscrever no Apple Music.

O grande problema é que os arquivos não foram apagados somente do software, mas também do disco rígido do computador, sem a sua autorização. Após perder um tempo tentando resolver, ele descobriu que outros usuários já tinham passado por isso e fez um post em seu blog, que acabou viralizando.

A Apple, então, tomou uma atitude bem inesperada: enviou dois engenheiros para a casa de Pinkstone com um software especial do iTunes capaz de verificar qual era a falha. A sorte é que o usuário tinha um backup de suas músicas, porque os especialistas não conseguiram recuperar os arquivos.

Mas, a história não acaba por aí. Ao pesquisar sobre como as suas músicas foram apagadas, Pinkstone descobriu que quando o usuário do iTunes assina o Apple Music, o iCloud Music Library é ativado automaticamente. Isso significa que o programa analisa todas as músicas, passa ela para o serviço de nuvem da empresa, que depois vai para o servidor, e apaga o arquivo (no caso de Pinkstone não houve padrão nas músicas deletadas).

Além disso, nos termos de uso do iTunes diz que, quando o prazo de assinatura do Apple Music acaba, a pessoa perde o acesso a quaisquer músicas armazenadas na biblioteca de música do iCloud.

Depois de críticas da imprensa sobre o caso, a empresa decidiu lançar uma atualização para o iTunes em uma tentativa de eliminar esse “erro”.

“Em um número extremamente pequeno de casos, os usuários têm relatado que os arquivos de música guardados no seu computador foram removidos sem sua permissão. Nós estamos tomando esses relatórios a sério e nossas equipes estão focadas na identificação da causa. Nós não temos sido capazes de resolver este problema, no entanto, estamos lançando uma atualização para o iTunes no início do próximo semana. Se um usuário passar por este problema devem contatar a AppleCare “, afirmou em nota.

Via Business Insider

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital