Apple deixará de oferecer suporte a alguns iPhones e MacBooks; veja a lista

Redação29/05/2017 12h23, atualizada em 29/05/2017 12h38

20150330133441

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple costuma deixar para trás alguns aparelhos mais antigos das suas linhas de produtos, e a empresa recentemente divulgou uma lista com as novas “vítimas”. Está incluída uma série de MacBooks dos modelos Air e Pro, além de iPhones e até mesmo um AirPort (o aparelho de Wi-Fi da empresa). Todos deixarão de receber suporte no dia 30 de junho.

Quando um aparelho da Apple entra nessa lista, ele é marcado pela empresa como “obsoleto”, como informa o 9to5Mac. Isso significa que as lojas da Apple e suas oficinas licenciadas não oferecem mais peças ou serviços de reparo para eles. Ainda é possível obter os componentes ou consertar os dispositivos, mas apenas por canais não oficiais. Confira a lista a seguir:

MacBooks:

– MacBook Air (11 polegadas, lançado no meio de 2011)*;

– MacBook Air (13 polegadas, lançado no meio de 2011)*;

– MacBook Pro (13 polegadas, lançado no fim de 2011)*;

– MacBook Pro (15 polegadas, lançado no fim de 2011)*;

– MacBook Pro (17 polegadas, lançado no fim de 2011)*;

– MacBook Pro (17 polegadas, lançado no meio de 2009).

Periféricos:

– AirPort Express 802.11n (primeira geração).

iPhones:

– iPhone 3GS (16 GB / 32 GB);

– iPhone 3GS (16 GB / 32 GB – China).

Curiosamente, parte dos produtos listados acima continuarão a receber algum nível de suporte técnico da empresa. Os MacBooks marcados com um asterisco não serão classificados como “obsoletos” no estado da Califórnia, nos EUA, e na Turquia, mas como “vintage”.

Isso significa que, por lá, a empresa ainda oferecerá um suporte limitado a esses aparelhos por mais dois anos. Provavelmente, a Califórnia tem esse privilégio por ser o estado onde se localiza a sede da empresa. A Turquia, por sua vez, é uma escolha menos clara; é possível que ela seja um ponto importante de logística para a empresa, por onde muitos de seus componentes passam.

Se você tiver algum dos aparelhos listados acima e ele estiver apresentando algum defeito, você tem até o dia 30 de junho para levá-lo às lojas da Apple e receber auxílio por meio dos canais oficiais da empresa. Caso contrário, terá que consertá-lo de outra maneira. Uma lista com todos os produtos da empresa que já deixaram de receber suporte (ou ainda recebem de maneira limitada) pode ser vista por meio deste link.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital