A App Store está repetindo atualizações de aplicativos para solucionar uma falha que impede a inicialização de alguns programas em dispositivos, após o update do iOS 13.5. De acordo com o site 9to5Mac, devido ao ajuste, usuários de iPhone e iPad podem se deparar com mais de 50 atualizações agendadas para o fim de semana.

Na última sexta-feira (22), usuários reportaram, via redes sociais, que ao tentar abrir alguns apps, os programas retornavam a mensagem: “Este aplicativo não é mais compartilhado com você. Para usá-lo, você deve comprá-lo na App Store”. As opções dadas aos usuários eram cancelar o comando ou escolher pelo redirecionamento para a loja de apps.

O problema afeta aplicativos de forma aleatória, ou seja, não caracteriza um defeito de apps específicos. O impasse, segundo o 9to5Mac, parece estar associado a erros nas assinaturas digitais criptografadas do serviço Family Sharing – introduzido no iOS 8, o recurso permite compartilhar o acesso a diferentes produtos da Apple com até 6 pessoas.

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Sistema iOS 13. Foto: Apple/Divulgação

Alguns usuários já encontraram uma solução: deletar manualmente os aplicativos e instalá-los novamente. A depender a quantidade de programas afetados, no entanto, essa tarefa pode ser bastante inconveniente. Por isso, a Apple espera corrigir o bug automaticamente com as novas rodadas de atualizações.

Segundo a publicação, os novos updates, de fato, têm resolvido problemas de assinatura digital e eliminado o problema. O site ainda lembra que essa não é a primeira vez que a App Store faz uma reedição de atualizações. O recurso já foi usado para corrigir vários problemas de servidor anteriormente e também para ajustes periódicos de assinaturas digitais.

Fonte: 9to5Mac