O lançamento do primeiro iPhone foi um grande marco na história da tecnologia. Porém, o smartphone não teria feito tanto sucesso sem o apoio de uma loja de aplicativos para oferecer novos serviços e funcionalidades.
A App Store completa 10 anos nesta terça-feira, 10, e para comemorar a Apple compartilhou uma retrospectiva da plataforma, explorando datas importantes e depoimentos de executivos da companhia e desenvolvedores de aplicativos. Relembre a história da loja de apps da Apple:
A loja de aplicativos foi lançada no dia 10 de julho de 2008, pouco tempo depois de o CEO Steve Jobs apresentar o iPhone 3G, com 500 apps disponíveis para serem baixados pelos usuários do iPhone. Alguns dos aplicativos que inauguraram a loja ainda estão disponíveis na plataforma, como o “MLB at Bat”, “The New York Times”, “eBay”, “Travelocity” e “Tap Tap Revenge”. Segundo a Apple, desde o início a empresa fornece diretrizes que precisam ser cumpridas pelos desenvolvedores, o que permitiu que a loja avançasse com poucos casos de fraude e aplicativos falsos.
No ano seguinte, a Apple liberou a função de compras dentro dos aplicativos, o que permitiu que os desenvolvedores oferecessem serviços exclusivos para os usuários pagantes. “Em junho de 2010, US$ 1 bilhão seriam pagos aos desenvolvedores através do in-app purchasee”, diz a retrospectiva da companhia. Em 2011, a App Store começou a suportar aplicativos de assinatura e, hoje, mais de 28 mil aplicativos iOS agora oferecem serviço de assinatura.
Tenha as notícias do Olhar Digital no seu iPhone. Baixe já o nosso aplicativo para iOS!
Esse modelo de mercado funciona para a empresa. Um estudo realizado pelo App Annie revela que, apesar de o número de downloads na App Store ser menor que o número registrado no sistema Android, o consumo dos usuários da Apple é bem maior. Os dados mostram que, no ano passado, 66% das compras feitas em lojas de aplicativos vieram da App Store, contra 34% da Play Store.
Os Estados Unidos, China, Japão e Reino Unidos são os países os maiores números de downloads e gastos dentro da loja da Apple. Entre julho de 2010 e dezembro de 2017, só os consumidores norte-americanos já realizaram mais de 40,1 bilhões de downloads e já gastaram mais de US$ 36 bilhões com aplicativos da Apple.
Com a chegada do iPad, em 2010, a loja também passou a contar com aplicativos exclusivos para o dispositivo, sendo que hoje são 1,3 milhão de apps criados apenas para o iPad.
O ano passado foi cheio de mudanças para a App Store, por conta da comemoração de 10 anos do iPhone. Junto com o novo sistema iOS 11, a loja passou por mudanças de layout e lançou o ARKit 1.0, uma plataforma para o desenvolvimento de aplicativos de realidade aumentada. Segundo a Apple, a loja conta com mais de 3 mil aplicativos AR.
Atualmente, a App Store possui mais de 2 milhões de aplicativos, sendo que a loja é visitada por mais de 500 milhões de usuários semanalmente. O Facebook é o aplicativo mais baixado na loja, enquanto o “Candy Crush Saga” é o jogo favorito dos usuários.