A Uber deu um jeito de desviar, mesmo que temporariamente, da tempestade de polêmicas que atinge a companhia ao lançar uma iniciativa que deve contribuir para melhorar a comunicação entre milhares de passageiros e motoristas.
Para fechar o Mês de Consciência da Surdez nos Estados Unidos, a companhia incrementou seu aplicativo com um mini-dicionário de ASL (linguagem americana de sinal, na sigla em inglês) que tem o objetivo de permitir que os passageiros conversem melhor com motoristas que tenham problemas de audição.
Os usuários verão surgir um card especial no feed do aplicativo. Quando tocarem nele, serão levados a uma página em que poderão aprender o básico, como expressar “oi” e “obrigado”, mas também coisas mais específicas, como “vire à direita” e até seu nome.
O app, então, cria um GIF animado com as palavras em ASL para que o passageiro possa usá-las com o motorista.
A empresa não falou nada sobre lançar o recurso em outros países, mas há uma boa chance de que isso aconteça porque, no comunicado que divulga a novidade, a Uber expressa o seguinte: “Esperamos que essa pequena atualização contribua para uma conversa muito maior entre passageiros e motoristas pelo mundo.” (Destaque nosso.)
Você pode conferir como funciona o recurso acessando este site.