Após sucesso da série, Ucrânia quer atrair turismo para Chernobyl

Presidente recém-empossado, Volodymyr Zelensky, quer mostrar a cidade para o mundo e mudar a marca do desastre nuclear na história do país
Redação24/07/2019 19h36, atualizada em 24/07/2019 23h00

20190724043158

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em um futuro não muito distante, aquele que já foi um dos lugares mais perigosos do planeta pode se transformar em um parque de diversões. Segundo a vontade do governo ucraniano, isso pode se tornar realidade após o sucesso da série Chernobyl, da HBO, que alavancou o interesse do público pela área.

Em entrevista à CNN, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que a intenção é tornar a zona de exclusão ao redor do desastre de Chernobyl um ponto turístico do país. “Temos de dar uma nova vida a este território da Ucrânia. Até agora, ela era uma parte negativa da marca ucraniana. É hora de mudar isso, Chernobyl é um lugar único no planeta onde a natureza revive após um desastre global causado pelo homem, onde existe uma verdadeira ‘cidade fantasma’. Temos que mostrar este lugar para o mundo: cientistas, ecólogos, historiadores e turistas.”

A ideia de impulsionar a área como uma atração também é uma forma de pressionar o governo ucraniano a tomar medidas para torná-la mais acessível ao público. Isso inclui o estabelecimento de um “corredor verde” para turistas, que funcionará como um ponto de entrada seguro para a área, e a construção de novas estradas e pontos de controle, bem como a renovação das instalações antigas.

Em essência, o que Zelensky quer não é muito diferente das visitas guiadas que existem nas cidades da metade do mundo – embora, é claro, não seja um programa muito parecido com um tour pelo Museu do Louvre. Até mesmo algumas restrições, como a proibição de tirar fotografias, serão removidas.

Uma das primeiras medidas a serem tomadas é a obtenção obrigatória de permissão especial para turistas, além destes seguirem as rotas aprovadas e passarem por testes de radiação em vários pontos de controle. E é bom lembrar que a zona de exclusão nuclear ainda é radioativa, embora pareça segura o suficiente para que o governo ucraniano incentive excursões turísticas.

Fonte: CNN Gizmodo

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital