O mais recente escândalo do Facebook, que pagava adolescentes para ter acesso total às informações em seus celulares, respingou no Google. A empresa do Android também foi punida pela Apple por aproveitar a mesma brecha nos termos de uso da App Store e teve os certificados que permitiam a distribuição de seus aplicativos internos revogados.

Com a decisão da Apple, os desenvolvedores dos aplicativos do Google arrumam um problema gigante. Isso porque versões experimentais e restritas a funcionários de serviços como Google Maps e Gmail pararam de funcionar. Da mesma forma, outros apps destinados exclusivamente para uso interno como o aplicativo de transporte para funcionários Gbus também pararam de funcionar no iOS.

O problema é exatamente o mesmo que gerou caos entre os engenheiros do Facebook. No caso da rede social, a empresa estava abusando da política de apps internos da App Store para distribuir o aplicativo Research, que servia para monitorar usuários que voluntariamente realizasse a instalação, de forma privada. A mesma prática era realizada pelo Google com um app chamado Screenwise Meter, que servia para que a empresa monitorar o que o público faz no celular e coletar informações sobre a concorrência e como os apps rivais são usados.

Ambas as empresas faziam uso de um canal que deveria ser exclusivamente para uso interno, limitado a desenvolvedores para fins de testes ou para serviços corporativos, para distribuir aplicativos para o consumidor final de forma privada, o que é terminantemente proibido pelos termos impostos pela Apple.

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Na ocasião em que revogou os certificados do Facebook, a Apple já havia dado o alerta de que “qualquer desenvolvedor usando seus certificados corporativos para distribuir aplicativos para consumidores terão os certificados revogados”. Ao punir o Google, a empresa está cumprindo o prometido; é possível que outras empresas que tenham praticado algo similar também sejam atingidas posteriormente.

Quando questionado sobre o caso pelo site The Verge, o Google confirmou problemas em seus aplicativos internos. “Estamos trabalhando com a Apple para resolver uma perturbação temporária em alguns de nossos aplicativos corporativos, e esperamos que isso seja resolvido em breve”, diz o comunicado. A Apple ainda não emitiu um posicionamento sobre o tema até o momento.