Aplicativos mapeiam trocas de tiro que ocorrem no Rio de Janeiro

Daniel Junqueira04/07/2017 21h52, atualizada em 04/07/2017 22h25
20170704185336

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A violência no Rio de Janeiro assusta cada vez mais seus moradores, e os tiroteios são cada vez mais comuns, colocando em risco a vida de milhões de pessoas pela cidade.

Episódios recentes colocaram em evidência dois aplicativos que buscam alertar os moradores do Rio de Janeiro dos locais onde tiroteios estão acontecendo: Fogo Cruzado, criado pela Anistia Internacional, e o Onde tem Tiroteio.

O Fogo Cruzado foi lançado no ano passado e está disponível para Android e iOS, além da web. Nele, a própria população pode contribuir ao adicionar a um mapa colaborativo os locais onde estiverem ocorrendo tiroteios, com a opção de dizer se houve vítimas, operação policial e a duração da troca de tiros.

Já o Onde Tem Tiroteio, lançado recentemente para Android e que chega em breve ao iOS, tem funcionalidade bastante parecida, oferecendo mapas em tempo real com tiroteios relatados em redes sociais e validados por fontes do próprio aplicativo.

Os dois apps são bastante úteis para quem anda pelo Rio de Janeiro e quer se manter em segurança sem precisar atravessar áreas onde trocas de tiro acontecem.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital