É verdade que ainda não vemos com frequência o uso da Realidade Aumentada (RA) em nosso dia a dia (com exceção de Pokemon Go, claro), ainda que muitos vejam que essa tecnologia tem um futuro brilhante pela frente. E entre os otimistas, encontramos a Wannaby, uma startup especializada em RA que se propôs a ajudar os viciados em tênis a visualizar sua próxima compra, permitindo que experimentem os sapatos virtualmente.

No início deste ano, a empresa lançou seu próprio aplicativo, o Wanna Kicks, onde os usuários podem “experimentar” modelos 3D da Nike, Adidas, Allbirds e outras marcas. Além disso, a startup acaba de anunciar uma parceria com a Gucci, permitindo que consumidores também possam provar os sapatos da grife dentro do seu app dedicado.

Os usuários do app da Gucci podem usufruir da tecnologia de realidade aumentada da Wannaby para posicionar os sapatos proporcionalmente em seus pés, usando apenas a câmera do seu celular. Depois, basta tirar uma foto. Posteriormente, você irá obter um link direto para o site da grife, onde poderá efetuar a compra — caso tenha dinheiro para isso; no meu caso, é só a título de checagem jornalística, mesmo.

A Gucci é apenas a ponta do iceberg para a Wannaby, sediada em Minsk, capital da Bielorrússia. A equipe, formada por 22 pessoas, espera que sua tecnologia permita que fazer compras em casa e ir a uma loja de varejo sejam experiências muito semelhantes.

Como os mercados de tênis, como o StockX e o GOAT, ganham popularidade entre os entusiastas do streetwear, a proposta de ajudar os usuários a visualizar suas potenciais compras tem muito potencial. A GOAT, que atua como intermediária entre os revendedores, verificando a autenticidade dos calçados, atualmente usa realidade aumentada para auxiliar consumidores a enxergar todos os ângulos do sapato. Porém, ela ainda não integrou a tecnologia como o que foi feito pela Wannaby.

Embora não existam muitas outras plataformas de realidade aumentada focadas em nossos pés, existe a possibilidade de que Google, Apple ou uma outra player gigante de tecnologia dirijam e integrem esse recurso em suas plataformas, permitindo que os aplicativos façam isso sozinhos. Contudo, o CEO da Wannaby diz que seu produto é sobre conteúdo e implementação. “[Essas grandes companhias são] definitivamente uma ameaça até certo ponto, mas há mais do que apenas a tecnologia”, disse o CEO Sergey Arkhangelskiy.

No momento, a Wannaby está trabalhando em grande escala com taxas fixas de licenciamento, mas a startup espera conseguir uma fatia das vendas no futuro, em forma de comissões, caso os consumidores realmente passem a gastar tempo experimentando um par de sapatos em realidade aumentada em seu app antes de fazer a compra online.

A startup está obviamente focada em um mercado restrito (porém gigante), mas Arkhangelskiy aponta para a aquisição do aplicativo de maquiagem AR Modiface, da L’Oreal, como um sinal de que varejistas individuais estão procurando construir uma relação mais próxima entre usuários de smartphones e seus produtos a partir da tecnologia disponível. O CEO também espera que essa ferramenta fortaleça as vendas nas lojas, permitindo que os visitantes experimentem sapatos que não estejam mais em estoque, por exemplo.