Em seus primeiros quatro dias na loja de aplicativos, o Clips, app de edição de vídeos da Apple, teve entre 500 mil e 1 milhão de downloads, de acordo com estimativas da empresa App Annie.
Ainda assim, o programa não entrou na lista dos 20 melhores aplicativos da App Store nos Estados Unidos. O aplicativo, que teve sua estreia na última quinta-feira, 6, atingiu a 28ª posição no dia seguinte – e essa foi sua maior classificação até agora.
Já na categoria de “Fotos e Vídeos”, o Clips se manteve entre a 5ª e a 6ª posição nos seus primeiros quatro dias, enquanto o aplicativo Layout, do Instagram, ficou entre os 17º e 35º lugares.
Porém, o aplicativo está começando a perder força: logo no final de semana de lançamento, um momento em que o app poderia ter obtido um impulso de usuários curiosos, o Clips passou de 39º lugar no sábado para 40º no domingo no ranking norte-americano; hoje, ele está na 53ª posição.
Os rankings dos Estados Unidos, obviamente, não mostram o cenário como um todo, uma vez que o aplicativo está disponível mundialmente. Mas, neste caso, os EUA representam cerca de um quarto dos downloads totais, portanto, seu desempenho neste mercado é relevante.
Os Estados Unidos são, atualmente, o maior mercado de downloads do Clips (com uma participação de 25%), seguido da China (cerca de 16%) e de Japão, Rússia e Hong Kong encerrando os cinco primeiros colocados.