O Google anunciou que o Android oferecerá suporte nativo aos telefones dobráveis. Em um evento para desenvolvedores, a empresa demonstrou algumas ideias sobre como aplicativos para esse tipo de aparelho podem ser criados. A expectativa é que diversas fabricantes lancem telefones neste formato a partir do próximo ano.

O anúncio do Google foi feita de forma quase que simultânea à demonstração do protótipo dobrável da Samsung. No momento, a gigante de buscas trabalha com dois padrões de telas flexíveis. A primeira seria um aparelho com duas telas: uma pequena na parte externa e outra no interior do telefone. A segunda possibilidade seria uma tela externa única que seria aberta como um folheto.

publicidade

O Google também descreveu que planeja que os aplicativos se adaptem de maneira fluida e rápida à mudança de tamanho das telas. Por exemplo, ao iniciar um vídeo com o display fechado, o usuário poderia abrir o smartphone para ver o conteúdo em um espaço maior. Enquanto isso, a interface do aplicativo mudaria para mostrar detalhes adicionais na área adicional.

publicidade

De acordo com a empresa, essas são apenas algumas ideias iniciais de como o Android se comportará nesse novo padrão de smartphones. O Google fará ainda uma sessão especial nesta semana dedicada para os aparelhos dobráveis. É provável que novos detalhes sejam revelados na ocasião.