Android 7.1.2 ‘quebra’ sensor biométrico dos celulares do Google

Redação17/04/2017 15h19, atualizada em 17/04/2017 15h47

20161124102915

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Seria de se esperar que uma atualização do Android – o sistema operacional do Google – funcionasse bem com os celulares da empresa. Mas esse não foi o caso da atualização para a versão 7.1.2 do sistema, que faz com que o sensor biométrico de alguns aparelhos Pixel, Pixel XL, Nexus 6P e Nexus 5X parem de funcionar, segundo diversos relatos postados na comunidade de usuários dos aparelhos.

De acordo com os usuários, o aparelho não consegue detectar o hardware de identificação biométrica depois da instalação da atualização. Alguns usuários tentaram deletar as impressões digitais registradas e acrescentá-las novamente, mas isso não resolve o problema. Em alguns casos, a própria opção de acrescentar impressões digitais desaparece do menu de configurações do aparelho.

Os usuários também relataram que mesmo resetar o dispositivo às configurações de fábrica não resolve o problema. Reiniciar o dispositivo no modo seguro também não funciona. É curioso, porém, que o recurso de passar o dedo pelo sensor para mostrar a barra de notificações funciona normalmente, o que sugere de fato tratar-se de uma falha de software.

Por enquanto, o Google ainda não ofereceu nenhuma solução para o problema. A empresa está solicitando que todos os usuários afetados enviem seus relatos sobre o problema para que ele possa ser melhor entendido. Um usuário, porém, disse ter resolvido o problema reiniciando o dispositivo às configurações de fábrica e em seguida instalando a versão 7.1.2 do Android por meio do computador.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital