AMD lançará processadores top de linha com 16 núcleos nos próximos meses

Redação17/05/2017 13h12, atualizada em 17/05/2017 13h33

20170517103512

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante de processadores AMD mostrou recentemente a linha Ryzen, que concorre com os produtos da Intel no segmento intermediário de chips para computadores pessoais. No entanto, a empresa tem ambições maiores, e anunciou ontem que lançará em breve processadores com performance de ponta de 16 núcleos.

O anúncio foi feito por ocasião de uma conferência da empresa com seus investidores (o documento apresentado na conferência pode ser visto aqui em pdf). Nela, a empresa mencionou pela primeira vez os processadores AMD Threadripper, que serão voltados para o mercado ultra-premium de PCs e trarão 16 núcleos de processamento e 32 threads. O lançamento deles está previsto para o verão de 2017 no hemisfério norte – na prática, o período de julho a setembro.

Estratégia

De acordo com a empresa, o objetivo com esse lançamento é expandir seu mercado para incluir os consumidores em busca da melhor performance que o dinheiro pode comprar. Embora a AMD tenha uma boa briga com a Intel no ramo intermediário, os processadores top de linha da Intel ainda são mais procurados que os da AMD. Ao que parece, portanto, a AMD pretende mudar esse cenário.

É provável que a estratégia que a empresa adotará para isso seja a mesma que já usa: oferecer performance semelhante aos chips da Intel por preços mais acessíveis. No mesmo documento, a AMD revelou também que pretende complementar a linha Ryzen já lançada com uma nova série, a Ryzen 3 – ela deverá equivaler, grosso modo, à linha Core i3, da Intel. Processadores Ryzen para notebooks devem chegar em breve também.

Com 16 núcleos e 32 threads, o AMD Threadripper pode representar um verdadeiro salto de magnitude de potência para a AMD. No entanto, a Intel parece também ter algumas cartas na manga para este ano: uma imagem que apareceu pela internet ontem sugere que a empresa pretende expandir sua linha Core para incluir uma série de processadores i9.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital