Por muitos anos, a AMD viu a Intel disparar no mercado de processadores para PCs, perdendo uma grande fatia do setor e ocupando um segundo lugar cada vez mais distante, ficando relegada a computadores menos potentes. O anúncio da nova linha de processadores Ryzen chega em um momento oportuno para tentar reduzir o vão entre as duas companhias.
Segundo a AMD, a nova geração de chipsets trouxe um salto de 52% em instruções por ciclo, o que é uma evolução enorme em tão pouco tempo. Estima-se que os novos processadores finalmente possam acirrar a competição com as opções da Intel em termos de desempenho.
A família Ryzen deve ter várias faixas de preço e desempenho, mas os primeiros processadores a chegar ao mercado serão os tops de linha Ryzen 7, com 8 núcleos e 16 threads e até 3,6 GHz (4 GHz com turbo). São três versões: a 1700, a 1700X e a 1800X. Este último modelo é o mais potente, que a AMD diz ser superior ao i7-6900K, da Intel, mas a real diferença é o preço. Enquanto o 1800X tem preço sugerido de US$ 500, o i7 em questão tem o preço sugerido de US$ 1.050.
Mais especificamente, segundo os testes da AMD, o 1800X empatou com o i7-6900K em processamento single-thread e superou o chip da Intel quando se trata de desempenho em multi-thread. Ou seja: pela metade do preço, é possível igualar e melhorar o resultado obtido com um processador Intel da 6ª geração.
O lançamento da AMD vem em um momento excelente, exatamente quando a Intel começa a mostrar um pouco de perda de fôlego no ritmo de evolução de seus produtos. A 7ª geração de seus processadores Core foi considerada uma decepção por trazer poucos ganhos em comparação com a anterior, e a 8ª geração, que chega no primeiro semestre do ano, também promete poucas vantagens, uma vez que a empresa nem mesmo foi capaz de cumprir a promessa de adotar processos de 10 nanômetros, e vai manter os 14 nm pela quarta geração consecutiva.
Os processadores começam a ser comercializados globalmente a partir de 2 de março. Ainda não há preços oficiais no Brasil, mas a AMD já anunciou a loja online Kabum como parceira oficial na distribuição na América Latina.