A Amazon anunciou o Fulfillment by Amazon (FBA) Donation, um programa de doações dos produtos não vendidos para organizações dos Estados Unidos e Reino Unido, entre elas, a Good360 e Exército da Salvação.

No começo do ano, o canal francês de televisão M6, gravou uma reportagem mostrando milhares de produtos sendo descartados em um depósito da Amazon. Eles estavam em perfeito estado, mas a companhia precisava renovar o estoque.

Embora a reportagem tenha mostrado os descartes em um depósito na França, a prática também ocorre em outros países, incluindo Estados Unidos e Reino Unido.

Uma reportagem da CBS aponta que, em um intervalo de nove meses, a Amazon descartou 293 mil produtos em armazéns do Reino Unido e França. Segundo o portal CNBC, o motivo principal para esse desperdício é economizar dinheiro.

A Amazon cobra 50 centavos para devolver o estoque não vendido aos vendedores, muito mais do que os 15 centavos cobrados pelo descarte. Além disso, os custos de logística, impostos e outros fatores também tornam o processo de doação mais caro do que mandar os produtos indesejados para o lixo.

O FBA Donation entrará em funcionamento no dia 1 de setembro.  

Fonte: Tecnoblog