A Amazon planeja abrir uma rede de supermercados totalmente nova, sem fazer parte do Whole Foods Market, adquirido pela empresa há dois anos. A primeira unidade vai ser inaugurada no ano que vem, no bairro de Woodland Hills, em Los Angeles. A Amazon já anunciou quatro vagas de emprego para o novo estabelecimento.
A empresa de Jeff Bezos comprou a rede de supermercados Whole Foods em 2017, por US$ 13,7 bilhões. No entanto, apesar da compra, a marca possui uma imagem sustentável que entra em conflito com o desejo da Amazon de “oferecer tudo o que os clientes desejarem”. O Walmart, por exemplo, que obtém 25% de todos os gastos em supermercados nos Estados Unidos, vende itens como Pepsi e Cheetos, produtos que os consumidores não encontram no Whole Foods.
Pensando nisso, a nova rede de supermercados da Amazon provavelmente vai seguir com sua marca registrada e vender produtos diversos, não precisando assim aderir a tal postura do Whole Foods, o que para alguns clientes poderia significar uma traição à origem do estabelecimento.
Produtos orgânicos de uma unidade da rede de supermercados Whole Foods – Foto: Reprodução
“A razão pela qual a Amazon precisa expandir sua presença física é uma demanda acelerada por serviços de retirada de mercadorias em vez de entrega”, disse David Bishop, sócio da empresa de pesquisa Brick Meets Click. “Os consumidores têm um senso maior de controle quando retiram suas compras na loja em um local seguro, em vez de se preocupar com o fato dos itens serem entregues em casa”, completou.
O executivo chamou atenção para o fato de os consumidores americanos de produtos alimentícios online preferirem retirar o produto nas lojas em vez de receberem em suas residências. Portanto, ele considera que as unidades físicas precisam estar mais próximas dos clientes, cerca de oito quilômetros de distância.
O local escolhido para o primeiro supermercado da Amazon, Woodland Hills, é um bairro residencial de luxo, localizado no Vale de San Fernando. O Wall Street Journal informou no início deste ano que a gigante do comércio eletrônico planeja abrir outras dezenas de unidades da nova marca.
Via: Bloomberg