Durante o evento de lançamento de dispositivos nesta quarta-feira (25), o presidente-executivo da Amazon, Jeff Bezos comentou que a equipe de políticas públicas da empresa está se empenhando nos regulamentos da tecnologia de reconhecimento facial.
O CEO da Amazon defende que o reconhecimento facial é um “exemplo perfeito” de uma tecnologia com muito potencial positivo. Mas, ao mesmo tempo, com muitas brechas para abusos”.
Os abusos com este tipo de tecnologia estão relacionados, sobretudo, depois de estudos indicarem que a tecnologia de reconhecimento facial apresenta dificuldades em identificar o sexo de indivíduos de pele mais escura. Essa falta de identificação abre receios relacionados a prisões injustas ou falsas acusações, caso um dia a tecnologia seja utilizada para reconhecimento de suspeitos por mais agências policiais. O Rekognition, nome do sistema de reconhecimento facial da Amazon, foi comercializado para a polícia.
Nos Estados Unidos, existe um movimento em sincronia com o interesse da Amazon pela regulamentação, que é o descontentamento com esta tecnologia. Apesar de ser utilizada há anos por agências governamentais, hoje em dia ela ganhou mais corpo e influência pela inteligência artificial. São Francisco e Oakland vão votar este ano para proibir funcionários de utilizarem sistemas de reconhecimento facial.
Outros aspectos também fizeram a Amazon ficar mais atenta com o uso de dados e a privacidade de seus usuários. Além dos dispositivos lançados no evento desta quarta (25), a empresa fez uma série de posicionamentos e inaugurou recursos que buscam dar mais privacidade e segurança nos dados dos usuários. É o caso do “modo casa”, uma configuração que regula que dispositivos não gravarem vídeos ou áudios em determinados momentos; e também, o comando para a Alexa deletar os dados referentes as conversas trocadas com a assistente virtual.
Via: Reuters