Amazon pode comprar Via Varejo para acelerar operação no Brasil, diz agência

Renato Santino27/03/2018 20h00

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Não é de hoje que se sabe que a Amazon quer investir com maior força no mercado brasileiro. A empresa atua diretamente hoje só no mercado de livros e e-books e por meio do marketplace, no qual outras lojas utilizam sua plataforma para vendas. Para alavancar a participação no Brasil, a gigante americana estaria de olho em um dos principais nomes do varejo online.

Segundo a Reuters, a Amazon estaria em negociações com o grupo francês Casino, que controla o Grupo Pão de Açúcar, que por sua vez é responsável pela Via Varejo, empresa que atua com duas marcas principais no comércio eletrônico: Ponto Frio e Casas Bahia. O negócio poderia envolver apenas uma parceria, mas também pode levar a uma aquisição da Via Varejo.

Segundo a fonte consultada pela Reuters, que tem familiaridade com a negociação, a ação vem pouco tempo depois de Amazon e Casino fecharem uma parceria para vender produtos da rede francesa Monoprix por meio da plataforma da Amazon. No Brasil, as tratativas são mais complexas e podem seguir o mesmo modelo, mas também podem levar à compra da Via Varejo.

Segundo a Reuters, Via Varejo e Amazon até o momento não comentam sobre o tema. Já o Casino e o Grupo Pão de Açúcar reafirmam que a fatia controladora da Via Varejo está à venda desde 2016, o que apenas diz que há abertura para um possível negócio, mas neste momento não há nada concreto a acrescentar.

A parceria ou aquisição seria um grande atalho para a ampliação das atividades da Amazon no Brasil. A última informação sobre os planos da companhia envolvia um novo galpão na cidade de Cajamar, no interior de São Paulo. O espaço abriria caminho para que a empresa pudesse começar a vender produtos próprios, sem depender exclusivamente do marketplace.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital