A Amazon e a Microsoft estão integrando as suas assistentes digitais e, em breve, a Alexa e a Cortana poderão se comunicar entre si e permitir que os usuários se beneficiem das habilidades das duas plataformas de inteligência artificial.
Conforme relata o Engadget, a Alexa, por exemplo, ganhará acesso ao Office Suite para reservar reuniões, acessar calendários, criar lembretes e ler e-mails de trabalho – funções possíveis, por enquanto, apenas pela Cortana. Já a assistente da Microsoft poderá fazer compras na Amazon.com.
“O mundo é tão grande e multifacetado. Haverá vários agentes inteligentes bem-sucedidos, cada um com acesso a diferentes conjuntos de dados e com diferentes áreas de habilidades especializadas”, afirmou o CEO da Amazon, Jeff Bezos, em entrevista. “Juntos, seus pontos fortes se complementarão e oferecerão aos clientes uma experiência mais rica e ainda mais útil.”
A previsão é de que a integração comece a chegar para os usuários no final deste ano, inicialmente disponível através de computadores com Windows 10, seguindo para seus aplicativos no Android e iOS.