Ao que tudo indica, a operadora Vivo levou tão a sério a solicitação de bloquear o WhatsApp no Brasil que decidiu bloquear também o acesso ao ao Instagram, que também pertence ao Facebook, e o à própria rede social do Facebook.
Perguntamos aos nossos seguidores no Twitter e as respostas foram rápidas e claras: a Vivo é a única operadora em que o bloqueio é geral. Nas outras, o acesso aos outros serviços continuaram liberados.
pessoal, além do WhatsApp vocês estão com problema para acessar o Facebook e o Instagram? Que operadora de internet fixa e móvel vocês usam?
— Olhar Digital (@olhardigital) 17 dezembro 2015
Ainda não se sabe a justificativa para a medida extrema, mas é provável que se trate de um acidente técnico. Como é tudo parte da mesma empresa, é possível que os serviços compartilhem servidores, possivelmente causando confusão na hora de bloquear apenas um aplicativo.
Aparentemente, o acesso já foi normalizado para todos.
Em nota, a Telefônica Vivo informa que não adotou nenhuma medida técnica para suspender a conexão com Facebook e Instagram. “Os dois serviços funcionam normalmente. A empresa segue cumprindo a decisão judicial que determina o bloqueio do serviço WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas, contadas a partir da 00h000 de hoje”, afirma o documento.