O Windows Phone já está praticamente morto, mas ainda há empresas querendo adiar o inevitável – e não estamos falando da Microsoft. A marca de smartphones Alcatel anunciou nesta sexta-feira, 14, o início das vendas de um novo celular com a versão mais recente do sistema operacional móvel.

Trata-se do Idol 4 Pro, um smartphone top de linha que sai da caixa rodando Windows 10 Mobile. Como destaca o site The Verge, trata-se, basicamente, do mesmo Idol 4s lançado pela Alcatel no ano passado, mas com o software da Microsoft no lugar do Android.

O processador é um Snapdragon 820, modelo top de linha da Qualcomm do ano passado e que já foi superado pelo mais novo e mais rápido Snapdragon 835. Acompanham o chip mais 4 GB de RAM, 64 GB de memória interna e uma tela AMOLED de 5,5 polegadas e resolução Full HD.

A bateria é de 3.000 mAh e as câmeras são de 21 MP (traseira) e 8 MP (frontal). O aparelho também é compatível com o Continuum, dispositivo da Microsoft que, ligado a um teclado, mouse e monitor, pode transformar o smartphone em um PC com Windows 10.

Por enquanto, a Alcatel só vende o Idol 4 Pro na Europa, pelo preço de 420 euros, o que equivale a pouco mais de R$ 1.500 em conversão direta, sem contar impostos. Não se sabe ainda se o novo celular será vendido em outras regiões, mas, a julgar pela baixa popularidade do Windows 10 Mobile, as chances de isso acontecer são pequenas.