Boa notícia para os fãs de podcasts! Um novo recurso está chegando ao mecanimo de buscas do Google: quando o usuário buscar por algum deles, a plataforma da “Big G” agora mostra os episódios mais recentes deste podcast direto na página da pesquisa. E eles podem ser reproduzidos diretamente no player do próprio Google.
A funcionalidade está disponível para computadores e dispositivos móveis e foi anunciada durante o Google I/O 2019, que aconteceu entre os dias 07 e 09 de maio. As atualizações realizadas no mecanismo de busca integram podcasts pela primeira vez. O Google já havia prometido alguns meses atrás que essa ferramenta poderia surgir. Zack Reneau-Wedeen, chefe do Google Podcasts, postou um vídeo em seu perfil no Twitter, no qual podemos ver como essa integração funciona a partir da versão mobile:
Rolling out this week you’ll be able to search for and play podcasts directly in Google Search across Android, iOS, and desktop browsers, a step toward making audio a first-class citizen across Google. pic.twitter.com/29ohC7W9z8
— Zack Reneau-Wedeen (@ZackRW) May 9, 2019
E logo abaixo podemos ver como ele aparece integrado na versão para desktop:
Como você pode ver acima, os últimos três episódios de um determinado podcast são disponibilizados e é possível reproduzir diretamente da pesquisa. Na parte inferior, há ainda um link para abrir “mais episódios”, que leva o usuário a uma versão web do Google Podcast, na qual o programa está completo.
Você pode pular para frente e para trás, controlar a velocidade de reprodução e, se tiver feito login com uma Conta do Google, ela deverá sincronizar sua reprodução em vários dispositivos. A maior limitação é que a interface só permite navegar em episódios a partir de um único podcast. Logo, você não pode navegar por diferentes programas ao mesmo tempo.
Também é esperado que essa nova função do Google possa salvar um episódio para reproduzir mais tarde. No momento, só podcasts em inglês estão disponíveis, mas é esperado que o recurso ganhe outros mercados ao longo dos próximos meses. O fato é que Google também não gastou muito tempo em sua apresentação para realmente explicar o que essa integração significa para os podcasters, então ainda pode haver um anúncio mais aprimorado em algumas semanas.
Via: Genbeta