O lançamento de Pokémon Go fez com que as ações da Nintendo atingissem o seu patamar mais alto desde 2010. Segundo a Reuters, os papeis da empresa chegaram a ser negociados ontem por 27.800 ienes, o que representa uma valorização de 86% com relação à última semana.
Dizendo de outra maneira, o jogo fez com que o valor das ações da empresa quase dobrasse. Essa valorização fez com que a Nintendo ganhasse US% 15 bilhões em valor de mercado ao longo de uma semana. Apenas nos últimos dois dias, as ações da empresa saltaram 10% e, ao longo do último fim de semana, o salto foi de 25%.
Em entrevista ao site, o analista de mercado Toshiyuki Kanayama opinou que o público imenso que o aplicativo atraiu já é suficiente para chamá-lo de um sucesso. “Quando você olha para a maneira como ele se tornou um fenômeno social nos Estados Unidos, a empolgação é compreensível mesmo que ainda não esteja claro qual será o impacto do jogo sobre os lucros da empresa”, disse.
Fenômeno social
Pokémon Go de fato tornou-se um fenômeno social desde que saiu. Apesar de algumas gafes, o jogo se tornou tão popular que ele pode chegar a superar tanto o SnapChat quanto o Google Maps em número de usuários ativos diariamente. Algumas pessoas chegaram até mesmo a largar seus empregos para poder aproveitar melhor o jogo.
Vale notar também que alguns mercados tradicionalmente fortes em games ainda não receberam o jogo. O jogo ainda não foi lançado no Japão, por exemplo, e o país costuma gerar bastante receita para jogos mobile. Dentre os grandes mercados que já receberam o jogo estão Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Nova Zelândia.