O mercado passa por um momento de transformação, em que as pessoas estão sendo colocadas no centro da estratégia de negócios das empresas. Em um cenário que mescla grandes companhias e startups que buscam atingir dores específicas da sociedade e mundo corporativo, a inovação é fator primordial na corrida pela liderança. Neste contexto, é cada vez mais importante, principalmente em organizações que atuam no desenvolvimento de tecnologia, oferecer soluções que permitam às pessoas manifestarem seu lado criativo.
“Fora da caixa”, “fora da curva” e “disruptivas”. São diversas as expressões conectadas a criatividade e que exigem de nós um pensamento diferente. Entretanto, será que sempre temos em nossas mãos as ferramentas necessárias para colocarmos em prática aquilo que idealizamos em nossas cabeças? Quando falamos em tecnologia, é nítido que pessoas estão abertas ao novo. Por isso, é necessário termos em mente um ponto fundamental: tudo pode ser melhorado.
O escritor austríaco Peter Drucker, um dos principais estudiosos sobre administração no Século XX, insistia que não podemos prever o futuro, mas que somos capazes de criá-lo. Um dos grandes trunfos competitivos é justamente esse: disponibilizar ao consumidor recursos que ele sequer imaginava que poderiam fazer parte de sua rotina e elevar sua experiência como usuário. E, mais do que isso: encorajá-lo a ser criativo.
Há uma nova geração, a New Work Tribe, que não faz mais distinção entre vida pessoal e profissional. Assim, a necessidade ou desejo de ser criativo pode surgir a qualquer instante. Pode aparecer em uma ocasião de alegria, pressão, adversidade ou escassez. Pode ser em um momento de lazer, brincadeira entre amigos ou uma urgência profissional. Por isso, quando falamos em dispositivos móveis, principalmente smartphones, precisamos compreender o anseio por uma ferramenta que integre todas as atividades de maneira simples e prática.
Na corrida pela inovação, quem oferece soluções que integrem tecnologia e humanidade sai na frente. A combinação entre recursos tecnológicos poderosos e a criatividade da mente humana, potencializada por essas ferramentas, é, sem dúvidas, uma das mais importantes portas para o futuro.