Os avanços tecnológicos estão ressignificando a forma como as pessoas vivem e influenciando seus hábitos diários. Diversos segmentos de mercado estão sentindo o impacto dessa transformação, que aos poucos se torna cada vez mais presente no cotidiano das massas, bem como no mercado de comunicação e publicidade.

As centenas de novas mídias e o volume gigante de conteúdo produzido e distribuído por pessoas e empresas, aliados a ferramentas de performance, análise de dados, automação, criação e milhares de outras tecnologias, mudaram drasticamente os hábitos de consumo de conteúdo.

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Em meio a esse cenário de constante transformação, o desafio para uma comunicação efetiva entre as marcas e o seu público é cada vez maior em diversos aspectos.

Do ponto de vista da produção de conteúdo, é preciso encontrar novos métodos para gerar eficiência na parte de criação. Fala-se muito na distribuição e compra de mídia, o que é extremamente natural e relevante, mas não se pode esquecer que para impactar o público em momentos, níveis e mídias diferentes, é preciso entregar conteúdos segmentados e realizar testes constantes de performance. Isso implica na criação de uma escala maior de peças com entregas mais eficientes. 

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A forma como o usuário consome esse conteúdo também vem passando por uma intensa transformação, e nesse cenário é possível analisar comportamentos extremamente distintos entre as gerações. Segundo dados do Facebook, um jovem de 13 anos, leva 60 milissegundos para decidir se continuará assistindo um vídeo ou se prossegue para o próximo conteúdo ofertado.

Na contramão daquilo que estamos vivenciando, em um passado não muito distante, víamos boa parte dos anunciantes trabalhando em campanhas para web com o mesmo conteúdo gerado para a TV. Como consequência, o público era impactado constantemente pelo mesmo anúncio em um formato que não necessariamente atendia ao que o ambiente digital necessitava. Algumas marcas ainda não entenderam a importância de uma comunicação específica para a web, mas quem já vem trabalhando com um mindset direcionado, tem colhido resultados expressivos.

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No último ano, a Liga Norte Americana de Basquete, NBA, decidiu lançar o seu primeiro Fashion Film da história da empresa no Brasil. Desde o momento 1 do projeto, o pensamento da marca foi criar um filme principal para web com desdobramento para a TV, justamente o contrário do que o mercado estava acostumado. Como apoio à campanha, foram criados 30 vídeos curtos com alguns trechos do filme principal, imagens não utilizadas e fotos de apoio, para que o usuário fosse sempre impactado com algo novo e relevante. Todos os vídeos possuíam um call to action direcionando para o filme principal, o que refletiu no sucesso da campanha. Na semana de lançamento do filme, houve 300.000 views e no final do terceiro e último mês da campanha esse número subiu para 1.600.000 views., tudo isso potencializado pela inciativa da marca aliada a parcerias estratégicos,

Ainda falando sobre campanhas é de se orgulhar que algumas empresas brasileiras vem se destacando internacionalmente em tecnologia para performance de anúncios. Plataformas criadas no nosso país vem utilizando Inteligência Artificial em um trabalho intenso para alcançar o melhor ROI possível em campanhas. Temos visto também alguns recursos lançados recentemente, ou prestes a serem lançados, por gigantes, como Google, Facebook, Amazon e Snapchat. Toda essa tecnologia a serviço das estratégias de comunicação das marcas, vão deixar ainda mais interessante a relação entre performance e conteúdo de marca. Esse assunto é tão instigante que merece um artigo especial a respeito em um futuro próximo.

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Paralelamente a isso, o conteúdo também tem papel importante em um período do fortalecimento de novas funções estratégicas nas empresas. O Growth Hacker, por exemplo, tem o trabalho incessante de encontrar o melhor market fit para um produto ou serviço e escalar o modelo comercial e/ou de marketing para alavancar o crescimento da empresa. Temos também, o cientista de dados, que extrai informações valiosas para trazer insights em busca de uma maior eficiência em diversas áreas da empresa, transitando entre decisões de Marketing, Gestão de projetos, entre outras.

Um caminho muito promissor e intrigante para a comunicação se aproxima, os processos e tecnologias vem evoluindo incessantemente e a forma como o conteúdo será produzido passará por uma grande evolução, e nós, estamos por aqui para acompanhar, aprender e contribuir de alguma forma para cada vez sermos mais assertivos e menos invasivos com conteúdos sem relevância.