Quem já desligou o Wi-Fi no celular porque a velocidade era melhor no 4G? No Brasil, nem sempre isso é uma realidade, mas existem vários países onde essa já é uma situação comum. De acordo com um recente estudo da OpenSignal, 33 países já navegam na internet mais rapidamente pelas redes móveis do que pelo Wi-Fi.

A maior discrepância – com 13 megabits – pertence à Austrália, onde a velocidade média do Wi-Fi é de 21,6 Mbps, enquanto a velocidade da rede móvel é de 34,6 Mbps.

Os cinco principais países com redes móveis muito mais rápidas do que o Wi-Fi são o Líbano, o Qatar, Omã e Grécia, nessa ordem, onde há pelo menos uma lacuna de 10 megabits por segundo. É o inverso em lugares como os EUA e Hong Kong, onde a velocidade média do Wi-Fi ofusca as redes móveis.

Reprodução

A tendência é que mais países se juntem ao clube das redes móveis mais rápidas do que o Wi-Fi em um futuro próximo. Isso porque em breve as redes 5G começarão a ser ativadas, o que deve trazer um salto considerável de velocidade para a internet móvel nos próximos anos.

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular!

E o Brasil?

Em quatro países não há diferenças significativas entre o Wi-Fi e a velocidade da rede móvel. São a Hungria, Bangladesh, Bélgica e Noruega. O Brasil figura nesse estudo com velocidade média da rede móvel em 12,3 Mbps enquanto o Wi-Fi fica em 13,9 Mbits.

A OpenSignal informou que os resultados do estudo mostram que operadoras móveis e fabricantes de smartphones precisam reavaliar a dependência do Wi-Fi.

No momento, o Wi-Fi ainda reina supremo devido ao custo mais baixo e com maior pacote de dados do que as torres de celular podem oferecer, mas esse cenário provavelmente vai mudar nos próximos anos.