YouTube não avisou Wikipedia que usaria seus textos para combater desinformação

Redação15/03/2018 12h25, atualizada em 15/03/2018 12h49

20180219101645

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ontem durante o festival SXSW, a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, afirmou que a plataforma de vídeos passaria a exibir links para a Wikipedia em vídeos com conteúdo questionável ou enganoso. A medida, segundo ela, seria uma maneira de combater a disseminação de desinformação, notícias falsas e discursos de ódio. Só tem um problema: a Wikipedia não foi avisada dessa medida.

Pouco depois do anúncio de Wojcicki, a Wikimedia Foundation (fundação que gerencia a enciclopedia virtual colaborativa) anúnciou por meio do Twitter que não estava ciente dessa medida do YouTube. “Não nos foi dada nenhuma notificação adiantada sobre esse anúncio”, escreveu a fundação. O tweet da Wikimedia Foundation com seu pronunciamento pode ser visto abaixo:

O problema disso

Como a fundação deixa claro em seu comunicado, “O conteúdo da Wikipedia é livremente licenciável por qualquer um, e isso é parte de nossa missão: que cada pessoa possa compartilhar o conhecimento livre”. Ao mesmo tempo, “Isso é possível graças às seis milhões de pessoas que doam para manter a Wikipedia funcionando, às centenas de milhares que contribuem voluntariamente e a muitos outros que apoiam o nosso trabalho”.

Tudo isso posto, a fundação chega ao seguinte: “Incentivamos as companhias que usam o conteúdo da Wikipedia a dar algo em troca, no espírito de sustentabilidade. Fazendo isso, elas se uniriam aos milhões de indivíduos que contribuem para manter o site forte e vibrante”. Em outras palavras, a fundação espera que o YouTube – uma fonte imensa de tráfego e receita – contribua para a Wikipedia caso realmente pretenda usar seu conteúdo como uma ferramenta de combate à desinformação.

Segundo o The Verge, trata-se de uma expectativa razoável. Afinal, se o YouTube pretende usar os serviços da Wikipedia para melhorar os seus, é apenas razoável que ele contribua um pouco. Como a colabora da Wikimedia Foundation Phoebe Ayers notou no Twitter, “não é educado tratar a Wikipedia como uma fonte infinitamente renovável, com trabalho gratuito”.

Há ainda outra preocupação: pode ser que, em vez de os textos da Wikipedia mudarem a opinião das pessoas que vêem vídeos com informações falsas, sejam essas pessoas que acabem tentando mudar a Wikipedia. Como ela pode ser editada por qualquer um, isso geraria um trabalho imenso para os editores do site  – muitos dos quais são voluntários – e poderia contribuir para piorar o conteúdo do site.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital