O YouTube Music criou o “Discovery Mix”, sua primeira playlist personalizada para todos seus usuários, função similar ao “Suas Descobertas da Semana” do rival Spotify. Além do “Discovery”, também foi lançado o “Mix de Lançamentos”. Agora, todas estão disponíveis aos membros do streaming junto com uma terceira lista de reprodução personalizada chamada “Sua mixtape”.
O Discovery Mix tem o objetivo de apresentar novos artistas que você nunca ouviu falar ou tocar faixas menos conhecidas daqueles que você já costuma ouvir. Aparentemente, a lista é mais completa do que a do Spotify e apresenta 50 músicas contra as 30 do concorrente. Ela será atualizada toda quarta-feira.
Enquanto isso, o “Mix de Lançamentos” terá uma curadoria feita com lançamentos recentes de seus artistas favoritos, adicionando outras escolhas que o streaming acredita que você pode gostar, atualizado de acordo com novos lançamentos. É similar a lista de reprodução do “Seu Radar de Novidades” (Spotify), atualizado toda sexta-feira.
Por fim, a “Sua mixtape” é uma lista de reprodução geral mais abrangente para quando você quer apenas ouvir o que gosta. Ele embaralha músicas e artistas que você já conhece com algumas novas seleções, sendo constantemente atualizado com pequenas alterações.
Quanto maior for sua interação com o streaming, mais a plataforma consegue mapear e melhorar a curadoria para as playlists e trazer resultados interessantes. Se você é novo no serviço, o YouTube Music avisa que pode começar a selecionar as listas personalizadas depois de “selecionar alguns artistas que você gosta durante a instalação ou mesmo depois de ouvir apenas algumas músicas”.
A empresa sugeriu que essas três listas de reprodução são apenas o começo do que ela reserva para personalização. Todas as playlists estão disponíveis no web player e no aplicativo para iOS ou Android.
Via: The Verge