O YouTube Music empregará o uso de inteligência artificial na montagem de playlists. O objetivo é auxiliar os usuários a montarem listas “perfeitas”, com base em seus gostos musicais.
Para gerar uma sequência de músicas ideal, a ferramenta vai utilizar de diversas fontes de informação. Por exemplo, o cruzamento de dados do próprio usuário, como histórico de gêneros mais ouvidos e frequência de uso da plataforma, com dados da playlist criada, como seu título e músicas adicionadas manualmente. Estas informações vão formar sugestões que, de acordo com o próprio YouTube, serão acuradas.
A utilização de inteligência artificial em aplicativos de streaming não é uma novidade no mercado. Serviços como o Spotify, por exemplo, utilizam do comportamento do usuário, bem como do registro do que é mais ouvido, para montar listas de reprodução personalizadas, com as mais ouvidas e também com sugestões de novas canções a serem ouvidas.
Playlists personalizáveis e colaborativas são a aposta do Youtube Music para crescimento. Imagem: Youtube/Divulgação
Esta funcionalidade vem na esteira de novas apostas no serviço de streaming do YouTube. Se tornando cada vez mais completo, o Music já permite a criação de playlists compartilhadas entre amigos, e promete estar cada vez mais inteligente para melhorar a experiência de uso do serviço.
Buscando maior popularidade
O diferencial de oferecer conteúdo em vídeo também ajuda o YouTube Music a se tornar atrativo para uma grande base de usuários. A grande parte dos outros concorrentes ainda não oferecem ferramentas multimídia.
Por fim, a estratégia também engloba a estruturação da plataforma como um agregador social entre usuários. As possibilidades colaborativas, além da montagem de perfis customizáveis apontam para este caminho, que torna o serviço ainda mais panorâmico em suas funcionalidades.
A aposta na plataforma tem como principal interessado o Google, que saiu atrás no desenvolvimento de um serviço de streaming de músicas para concorrer no mercado de maneira significativa. Outras tentativas, como o Play Música, não se popularizaram a ponto de competir com grandes nomes, e o YouTube Music é a grande esperança do momento para o gigante da tecnologia.
Fonte: Engadget