YouTube muda design de selo e regras para canais verificados

Medida foi criticada por criadores de conteúdo que perderam selo de verificação
Redação20/09/2019 16h09

20190830050326

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Youtube está substituindo o selo de verificação de contas por um novo design. A empresa enfatiza que as alterações estão sendo feitas para deixar claro que a verificação não é um endosso ou recompensa, mas uma maneira de confirmar contas oficiais de celebridades e usuários notáveis.

Assim, em um GIF postado no Twitter, a plataforma mostrou que ao invés do símbolo de “tique“, os criadores verificados pelo Youtube terão o nome do canal sobre um fundo cinza:

Reprodução

“Por meio de nossa pesquisa, descobrimos que as pessoas frequentemente associam a marca de seleção a um endosso de conteúdo, não de identidade”, disse o YouTube no post. “Para reduzir a confusão sobre o que está sendo verificado, estamos apresentando um novo visual que ajuda a distinguir o canal oficial do criador, celebridade ou marca que ele representa”.

Além disso, o Youtube publicou novas regras para conseguir sua verificação. Primeiramente, os usuários não poderão mais pedir para serem verificados, a própria plataforma irá buscar e identificar estes canais.

Segundo o comunicado, o site também não levará mais em conta apenas o número de inscritos (mais de 100 mil), mas sim o número de vezes que seu canal é buscado e se existem outros canais com o nome parecido, o que poderia gerar uma confusão sobre qual é o verdadeiro.

A mudança gerou muitas críticas por parte dos criadores de conteúdo que não aprovaram o design diferente e nem as novas regras de verificação. Muitos youtubers receberam e-mail da plataforma informando que suas verificações seriam retiradas por não se adequarem aos requisitos.

O dono do canal SmallishBeans com 1,62 milhão de inscritos questionou o Youtube no Twitter. Segundo sua publicação, o e-mail da plataforma dizia que ele “não havia construído uma grande audiência”.

O Youtube respondeu à crítica informando que, nas novas regras, o número de inscritos não é a única coisa levada em conta e, sim, se seu canal pode ou não ser confundido com outro. Smallish Beans, então, brincou que mudaria nome da conta para “PewDiePieBeans” para conseguir a verificação de volta.

Reprodução
Via: Mashable

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital