A Microsoft passou outro marco em sua busca para eliminar as senhas. A empresa ganhou agora oficialmente a certificação FIDO2 para o Windows Hello, o sistema de autenticação biométrica do Windows 10, que oferece acesso a dispositivos por meio de PINs e do reconhecimento de impressão digital ou facial no PC.
Segundo Yogesh Mehta, gerente da equipe de criptografia, identidade e autenticação da Microsoft, as pessoas não gostam de senhas porque precisam lembrar delas. “Como resultado, geralmente criam senhas fáceis de adivinhar — o que faz delas o primeiro alvo dos hackers que tentam acessar seu computador ou rede no trabalho”, diz.
Os consumidores devem começar a ver os logotipos de FIDO Certified em novos PCs com Windows 10. Vai ser possível acessar serviços online usando o Windows Hello em todos os computadores atualizados para a versão 1903, usando o padrão FIDO2.
Os usuários podem se registrar em sites ou aplicativos com um ‘autenticador’, em vez de uma senha. Esse autenticador pode ser uma chave de segurança de hardware conectada a um computador. Também pode ser um ID biométrico adquirido de um leitor de digitais ou sistema de reconhecimento facial presente em um PC ou smartphone. O WebAuthn foi oficialmente aprovado em março.
Os sites da Microsoft com os quais os usuários podem entrar com o Windows Hello — Edge, Chrome ou Firefox — incluem Outlook.com, Office 365, Skype, OneDrive, Cortana, Microsoft Edge, Xbox Live no PC, Mixer, Microsoft Store, Bing e MSN. A empresa informa que o Microsoft Edge, baseado no Chromium, e outros navegadores Chromium (Chrome, Opera, Vivaldi), em breve, suportarão o protocolo.
Via: Genbeta