O Whatsapp Web vai oferecer uma nova opção para usuários realizarem videoconferências com até 50 participantes. De acordo com o site especializado WABetaInfo, a plataforma deve integrar o serviço Messenger Rooms, anunciado no final de abril pelo Facebook

A iniciativa é uma proposta da empresa para competir com outros apps de videochamadas, como o Zoom e o Microsoft Teams, que ganharam relevância diante da pandemia do novo coronavírus e a necessidade do distanciamento social.

A ferramenta funciona de forma similar às concorrentes: o anfitrião da chamada cria uma sala e compartilha o link ou o código de acesso com os demais participantes para que eles possam entrar na sessão. O recurso permite inclusive a participação de usuários que não possuem contas criadas nas plataformas do Facebook.

Ainda em desenvolvimento, a integração do Whatsapp Web com o Messenger Rooms será inserida na atualização 2.20.139 do Android e também chegará a aplicativos iOS. Segundo o WABetaInfo, o Whatsapp testa adicionar o atalho no menu “Anexar”. O botão de direcionamento será representado por um ícone de uma câmera e posicionado abaixo das opções de “fotos e vídeos”, “câmera”, “documentos” e “contatos”.

ReproduçãoAssim que o recurso for acionado, o Whatsapp vai apresentar uma breve introdução acerca do serviço de videoconferência antes de direcionar o usuário para a plataforma do Messenger Rooms.

Reprodução

Além disso, outro atalho será disponibilizado no menu principal (ícone dos três pontinhos empilhados) por meio da futura opção “Create a Room” (Crie uma sala, em tradução livre).

Hoje, usuários do Whatsapp podem realizar videochamadas em grupo com até oito participantes pelo aplicativo móvel. Se você ainda não testou a funcionalidade, o Olhar Digital preparou um tutorial sobre como usar a ferramenta.

Fonte: WABetaInfo