WhatsApp vai facilitar o relato de bugs com nova ferramenta

Equipe de desenvolvimento do app de mensagens instantâneas está desenvolvendo um recurso que permitirá a você falar diretamente com um técnico pelo próprio aplicativo
Equipe de Criação Olhar Digital13/10/2020 21h02

20201013054023
Publieditorial
O relato de bugs e falhas no WhatsApp é relativamente simples: você identifica um problema e preenche um formulário dentro do próprio aplicativo (“Configurações” > “Ajuda” > “Fale Conosco”), até anexando “prints” de tela se conseguir tirá-los. Mas segundo o site especializado WABetaInfo, o app de mensagens do Facebook está trabalhando em um formato de suporte técnico acionado e com interação diretamente pelo app.
De acordo com uma imagem mostrada no WABetaInfo, o WhatsApp abrirá um formulário para que você descreva o problema de forma geral, a fim de que um auxiliar técnico possa prestar um atendimento mais específico à sua demanda. É um formato bem similar ao que vemos em apps de fintechs, como Nubank e similares, mas os bancos digitais geralmente empregam chatbots neste primeiro contato, partindo para a resposta humana após uma resposta continuada do cliente. Não está claro se o mesmo valerá para o WhatsApp ou se o atendimento será 100% humanizado.
Reprodução
WhatsApp deve receber atualização que melhora suporte técnico no futuro. Imagem: WABetaInfo/Reprodução
O WABetaInfo ressalta que mensagens de texto, mídia, atualizações de status ou chamadas de qualquer tipo não serão incluídas em registros de manuseio do app (“logs”), mas outras informações, como sistema operacional do dispositivo, qual a versão do aplicativo que o usuário está rodando e outros detalhes poderão ser oferecidos ao técnico a fim de que este traga uma resposta mais trabalhada para o seu caso.
Quando o WhatsApp tiver uma resposta para o usuário, ele próprio entrará em contato por meio de uma nova janela de chat, dentro do próprio app. A interação poderá ser continuada dali indefinidamente, pelo que o relato do site dá a entender, desde que a janela permaneça aberta. A partir do momento que o problema for resolvido, o técnico dará o chat como encerrado. Se houver a necessidade de uma nova consulta, o processo todo deverá ser repetido.
Segundo o site, essa versão do WhatsApp ainda está em testes internos, então nem mesmo usuários inscritos no programa de avaliações beta do app têm acesso a ela, porém o WABetaInfo antecipa que ela deve chegar “futuramente”, ou seja, trata-se de um recurso que já está confirmado, falta só implementá-lo. O site também não informa sobre sistemas específicos a receber a novidade, mas a imagem acima tem “Android” no nome do arquivo, então pode-se especular que o sistema do Google a veja antes que o iOS ou mesmo o PC.
Fonte: WABetaInfo