Demorou, mas finalmente o WhatsApp permitirá que os usuários silenciem os grupos para sempre. A função está sendo testada na versão beta da próxima atualização do aplicativo para Android, mas ainda não se sabe quando ela estará disponível para todo mundo.
Atualmente, é possível silenciar conversas por oito horas, uma semana ou um ano. Fazendo isso, o usuário deixa de receber as notificações de mensagens que não tem interesse de ler. Passado o período selecionado, no entanto, é preciso renovar o silêncio.
A nova função do WhatsApp substituirá a opção de “um ano” por “para sempre”. Desse modo, uma vez silenciada, aquela conversa chata nunca mais vai incomodar.
A opção de silenciar grupos para sempre foi observada pelo WaBetaInfo, site que registra as mudanças ocorridas em cada atualização do aplicativo de mensagens. De acordo com a última publicação, a novidade está presente na versão beta da atualização 2.20.197.3.
O recurso está disponível para os usuários que se cadastraram no programa de testes do WhatsApp. O programa já atingiu o número máximo de participantes e não está aberto para mais testadores no momento. Neste tutorial, o Olhar Digital ensina maneiras alternativas de fazer parte do grupo Beta, caso você tenha urgência em silenciar alguém para sempre.
“Esta função está sob desenvolvimento: isso significa que o aplicativo ainda está trabalhando nela, tentando deixá-la melhor antes do lançamento. Por esse motivo, se você não encontrar essa opção em seu WhatsApp, não há problema”, escreveu o WaBetaInfo.
Captura de tela da versão beta da atualização 2.20.197.3 com a opção “always” (“para sempre”, em português). Imagem: Reprodução/WaBetaInfo
Modo férias
Mesmo quando silenciados, os grupos voltam a aparecer na interface do aplicativo sempre que alguém manda mensagem. Para ajudar os usuários que se incomodam com isso, o WhatsApp anunciou o “modo férias”, que faria com que os grupos sumissem de vez.
Em 2019, os usuários da versão beta começaram a testar a novidade. Uma vez arquivado, o chat nunca mais voltaria a incomodar.
Este recurso, que seria últil para quem quer esquecer que determinados grupos existem, não foi disponibilizado para todos até hoje. Portanto, é melhor torcer para que o mesmo não se repita com a função de silenciar para sempre.
Via IndiaToday