O WhatsApp Business foi lançado em janeiro deste ano, mas até hoje não rendeu um centavo para a empresa. Mas isso está prestes a mudar. A companhia lançou nesta quarta-feira a API do serviço, que vai permitir a negócios maiores responderem com mais eficiência seus clientes via WhatsApp — tudo sem custo, desde que as respostas sejam enviadas em até 24 horas. Passado o período, as empresas que quiserem enviar novas mensagens precisarão pagar. É o primeiro recurso pago ao aplicativo desde que ele deixou de cobrar a assinatura de 1 dólar por ano, em 2016.

O valor não foi especificado, mas vai variar de acordo com o país. A cobrança só será aplicável a quem usar a API do WhatsApp Business, muito provavelmente companhias de maior porte. Ou seja, caso você tenha um perfil de no aplicativo para sua pequena empresa, nada muda: você vai poder continuar respondendo as mensagens que chegam uma a uma.

A ideia do WhatsApp com a novidade é oferecer uma alternativa aos call centers, dando aos consumidores e aos clientes corporativos uma opção mais prática do que falar ao telefone.

A ferramenta poderá ser usada não apenas para oferecer suporte, mas também para enviar confirmações de pedidos e lembretes automáticos. As empresas que quiserem também poderão integrá-la com aplicativos de atendimento existentes e até mesmo com soluções já adotadas, como Twilio e Zendesk, para envio de respostas individuais.

A estratégia de cobrar por mensagens é bastante inteligente, como bem destacou o TechCrunch em uma matéria sobre o lançamento. Ao fazer isso, o WhatsApp consegue estimular as empresas a responder rapidamente, o que automaticamente deve encantar os clientes delas. O feedback positivo, por sua vez, pode gerar uma demanda crescente pela solução — e dar à companhia por trás do aplicativo mais oportunidades de monetização, como uma eventual cobrança por volume de mensagens.

Anúncios também?

O WhatsApp também aproveitou a divulgação da novidade para falar de anúncios. Mas nada de banners na plataforma: a empresa apenas oficializou uma integração melhor do aplicativo com o Facebook, algo que chegou a ser revelado no final do ano passado e que estava em testes com alguns anunciantes da plataforma.

A nova função permite a empresas incluir um botão “Enviar mensagem” para o WhatsApp em anúncios promovidos no feed da rede social. Assim, em vez de serem direcionados ao Messenger, clientes poderão iniciar conversas diretamente no outro app — o que também deve ajudar a impulsionar a adoção da API do WhatsApp Business.