De acordo com uma pesquisa sobre mensageria móvel promovida pelo site Mobile Time, o WhatsApp já está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Para a conclusão, foram entrevistadas 2.072 pessoas, todas com mais de 16 anos e proprietárias de algum celular.
A taxa é a maior já registrada em cinco anos da mesma pesquisa. Para se ter uma ideia, há dois anos o percentual era de 96%. Além do total de downloads da plataforma, 93% dos entrevistados afirmaram utilizar o aplicativo todos os dias, enquanto 5% informaram que abrem o WhatsApp “quase todo dia”. Ou seja, apenas 1% dos que baixaram o mensageiro não o usa com frequência.
Se o WhatsApp seguir nesse caminho, em breve se tornará mais um super app no Brasil. Vale lembrar que super apps são aplicativos que reúnem, em um só software, diversas opções de serviços. Nesse caso, o próximo passo é lançar o WhatsApp Payments, um meio de pagamento integrado ao mensageiro.
Em agosto de 2018, a companhia abriu sua API para permitir que grandes empresas possam utilizar a plataforma como um canal de comunicação com os consumidores. Netflix, Nestlé, TIM, Oi, Unilever e Banco do Brasil são alguns exemplos de gigantes que adotaram o WhatsApp como um meio eficaz para suporte ao cliente, marketing e vendas. Com isso, a popularidade do mensageiro cresceu ainda mais.
Agora, o usuário está tão acostumado a conversar com grandes empresas por meio do aplicativo que, em seis meses, cresceu de 51% para 54% a quantidade de consumidores que desejam poder comprar produtos diretamente no WhatsApp. Consequentemente, subiu de 56% para 61%, no mesmo período, o número de pessoas que querem a funcionalidade de pagamentos pela plataforma.